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PROJETO, REALIZAÇÃO E PRODUÇÃO

 

 

DIREÇÃO E COORDENAÇÃO

LEANDRA SILVA

 

CURADORIA 

DJ KL JAY

 

CO-CURADORES

WILL

KAMAU

 

CONVIDADOS
KALFANI 

SEM GRANA

 

DESIGNER E VÍDEOS

LAIZ AMARANTE

 

WEBSITE

JULIO RAMOS

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA
ANA PAULA ALCÂNTAR

CONHEÇA O FESTIVAL SAMPLE DO CLÁSSICO AO ORIGINAL 

Evento tem curadoria de KL JAY, DJ do Racionais MCs

É transitando pelas pistas, shows, bailes, festas, festivais, seminários e campeonatos, tanto nas grandes metrópoles quanto nas regiões mais remotas e periféricas do país, que KL Jay, em um emblemático encontro artístico-geracional com Djs e seus convidados, idealiza e realiza o Festival “Sample do Clássico ao Original” agora.

Consagrado como um dos maiores Djs do país, dono de um acervo de mais de 20 mil discos de vinil e prêmios acumulados ao longo de sua trajetória como DJ e produtor musical, KL Jay assina a curadoria do festival que promete ser emblemático e duradouro. 

PROGRAMAÇÃO

O evento chega com co-curadoria de artistas como: DJ Will, Mc Kamau, DJ Kalfani, DJ Sem grana, além da contribuição de comunicadores, produtores e técnicos de diferentes

gerações e trajetórias para produzir, uma gama diversificada de produtos durante a execução do festival, como, entrevistas, podcasts, palestras, oficinas, vídeos e uma exposição virtual com os discos mais raros da coleção de KL Jay e convidados.

É com este olhar para o universo musical que o festival propõe ao público a experiência de uma discotecagem comentada por DJs, tendo como tema central o sample, a arte de criar novas músicas a partir de trechos, ou notas de outras canções. A proposta traz uma discotecagem performática ao vivo, onde a música é apresentada ao público ao mesmo tempo em que se mostra, numa virada ou mixagem, o original a partir de onde ela foi criada.

Entre performance, discotecagem comentada, bate papo em podcasts e palestras, e uma exposição, os Djs compartilharam histórias de estúdios, gravação de discos, análises sobre a evolução econômica do Hip-Hop dentro do mercado da economia criativa e bastidores que revelam o mágico entrecruzar das grandes eras musicais e seus sofisticados retornos e releituras, passando por momentos emblemáticos da história da música e mostrando, como, quando e porque o sample resgatou e ressignificou clássicos, produzindo outras grandes músicas que se tornaram também clássicos cheios de originalidade.

Levando em consideração que no atual contexto socioeconômico e comportamental a arte/ cultura foi profundamente marcado pela pandemia de COVID-19, com o fechamento dos pontos culturais, bares, festas e proibições de aglomeração além da obrigatoriedade do uso de máscara, o cenário da movimentação noturnas nas grandes metrópoles e periferias foi radicalmente transformado, assim como, a indústria que é suporte deste setor.

 

OBJETIVO

Segundo os organizadores o festival é um campo potente que conexão, formação de público, e pontes. Transita entre as mais diferentes gerações, escolas, e estilos musicais. Promove o diálogo criativo entre clássico e original, erudito e popular, tecnológico e analógico. Acreditamos que este projeto traz uma singular contribuição para a cultura que é a formação de público e valorização da arte de discotecagem, aproximando pessoas de diferentes universos, idades, classe e gênero sendo capaz de atingir toda a cadeia produtiva da música e conectá-la com outras expressões artísticas como no caso do Hip Hop.

Trata-se de um tipo de show/performance que pode aproximar o público da crítica musical, tanto para o seu aspecto artístico e autoral quanto para o entendimento do aspecto mercadológico e industrial de uma forma compartilhada, que agrega e conecta vários universos sonoros, além da dimensão identitária e afetiva que a música tem na vida das pessoas.